quinta-feira, 2 de abril de 2009

Lista 04 - Matrizes

Lista de Exercícios 04 - Matriz

1 - Faça um algoritmo para:
a) Ler uma matriz de ordem MxN, onde M e N serão informados pelo usuário e em seguida imprima esta matriz.
b) Ler uma matriz e caso seja uma matriz quadrada imprimir os elementos da diagonal principal.
c) Ler uma matriz e inverter as suas linhas. Ex a última será a primeira, a primeira a última e assim por diante.
d) Ler duas matrizes e caso tenham a mesma ordem gerar uma terceira formada pela soma das matrizes lidas.
e) Ler uma matriz e dividir cada elemento de uma linha pelo elemento da diagonal principal dessa linha.
f) Ler uma matriz e imprimir os elementos abaixo da diagonal principal.
g) Ler uma matriz e imprimir os elementos acima da diagonal principal e a própria diagonal principal.
h) Ler uma matriz e imprimir para cada linha a soma de seus elementos.
i) Ler 3 notas de um conjunto de 60 alunos de uma turma armazenado-os numa matriz, onde os números das linha representam os números dos alunos e cada coluna uma unidade. E imprima o número de cada aluno com sua respectiva média, a média geral de cada período e a média geral da turma. Ex :
7- Faça um algoritmo para permitir que duas pessoas joguem o jogo da velha, onde cada jogada será informada através das coordenadas X e Y. O programa deverá obter o nome de cada jogador em solicitar a jogada de cada jogador, até o jogo acabe.
8 - Caça Palavras
Você arranjou um emprego numa editora especializada em revistas de desafios, tais como: caça-palavras, criptografia e palavras cruzadas. Sua primeira tarefa será implementar um programa para auxiliar na construção de caça-palavras. O programa deverá proceder da seguinte maneira:
· O desafio de caça-palavra consiste numa matriz de tamanho máximo 25x20, onde o editor irá informar o tamanho efetivo de cada um;
· Inicialmente o editor irá informar quantas palavras farão parte do desafio;
· Depois ele irá informar as palavras e para cada palavra serão fornecidas as seguintes informações: Linha e coluna inicial (lugar da primeira letra) e o sentido (veja a tabela abaixo) no qual a palavra deverá ser escrita;
· Observe que a inclusão de novas palavras deve respeitar o tamanho da matriz (toda a palavra deverá ficar dentro da matriz) e as palavras já incluídas, deixando sobre-escrever apenas se as letras coincidirem nas mesmas posições. Caso contrário à palavra deve ser lida novamente.
· Para finalizar, as posições que não tiverem sido escritas deverão receber, de forma aleatória, uma letra do nosso alfabeto.

Lista 03 - Vetor

Lista de Exercícios 03 - Vetor

1. Dar o número de elementos de cada um dos vetores dados abaixo:
a) VET : array[-5..5] of integer;
b) NOME: array[0..20] of string;
c) CONT: array['A'..'Z'] of integer;
d) NOTA: array[1..50] of real;

2. Dado o seguinte vetor:
qual será o seu conteúdo após a execução dos seguintes comandos:
for I:= 8 downto 5 do
begin
AUX := VET[I];
VET[I] := VET[8-I+1];
VET[8-I+1] := AUX;
end;

3. Dado dois vetores A e B contendo 20 elementos inteiros cada, gerar e exibir um vetor C do mesmo tamanho cujos elementos sejam a soma dos respectivos elementos de A e B.
Exemplo:

4. Dado um vetor A contendo 100 elementos inteiros, gerar e exibir um vetor B cujos elementos estão na ordem
inversa de A.
Exemplo:
5. Dado dois vetores A e B contendo 25 elementos inteiros cada, gerar e exibir um vetor C de 50 elementos, cujos elementos sejam a intercalação dos elementos de A e B.
Exemplo:

6. Um time de basquete possui 12 jogadores. Deseja-se um programa que, dado o nome e a altura dos jogadores,
determine:
a) o nome e a altura do jogador mais alto;
b) a média de altura do time;
c) a quantidade de jogadores com altura superior a média, listando o nome e a altura de cada um.

7. Fazer um programa em Pascal para corrigir provas de múltipla escolha. Cada prova tem 10 questões e cada questão vale 1 ponto. O primeiro conjunto de dados a ser lido será o gabarito para a correção da prova. Os outros dados serão os números dos alunos e suas respectivas respostas, e o último número, do aluno fictício, será 0 (zero). O programa deverá calcular e imprimir:
a) para cada aluno, o seu número e sua nota;
b) o percentual de aprovação, sabendo-se que a nota mínima de aprovação é 6.
c) a nota que teve maior freqüência absoluta, ou seja, a nota que apareceu maior número de vezes (supondo a
inexistência de empates).
A estrutura de dados para este programa de ser a seguinte:

8. Elabore um programa que leia dois vetores inteiros de 20 elementos cada, depois some seus elementos, gerando um terceiro vetor. Ao final, mostre o novo vetor gerado.

9. Considere um vetor VET com 30 elementos. Verificar se existe um elemento igual a K no vetor. Se existir mostrar a posição em que se encontra, senão imprimir "não encontrei K no vetor".