quinta-feira, 26 de março de 2009

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM PASCAL
Todo programa escrito em Pascal é subdividido em três áreas distintas: cabeçalho do programa, área de declarações e corpo do programa.

Cabeçalho do Programa
Esta área é utilizada para se fazer a identificação do programa com um nome. O cabeçalho de um programa é atribuído pela instrução program seguida de um nome. Ao final do nome deve-se colocar o símbolo ponto-e-vírgula ( ; ). Não pode existir nenhuma variável no programa que tenha o mesmo nome dado ao programa.
Vejamos um exemplo:
program CALCULA_AREA;

Caso você tenha atribuído ao programa o nome Soma e também tenha atribuído este nome a uma variável no programa, quando for executado apresentará uma mensagem de erro.

Área de Declarações
Esta área é utilizada para validar o uso de qualquer tipo de identificador que não seja predefinido, estando subdividida em sete sub-áreas: uses, label, const, type, var, procedure e function.
Inicialmente, vamos estudar apenas a sub-área var. As demais serão estudadas em capítulos posteriores. A sub-área var é utilizada na declaração das variáveis que serão utilizadas durante a execução de um programa, bem como, também o seu tipo.
Desta forma, a linguagem Pascal efetua a reserva de espaço na memória para que as variáveis sejam utilizadas.
A declaração das variáveis é atribuída pela instrução var seguida da relação de variáveis. Após os nomes de cada variável deverá ser utilizado o símbolo dois-pontos
( : ), e após estes é mencionado o tipo de dado que a variável irá receber, seguido de ponto-e-vírgula.
Vejamos um exemplo:
var
NOME : string;
IDADE : integer;
ALTURA : real;

Caso as variáveis sejam de mesmo tipo, estas poderão ser relacionadas separadas
por vírgula. Vejamos um exemplo:

A, B, C : integer;

Corpo do Programa
O programa propriamente dito em Pascal está escrito na área denominada corpo do programa. Esta área tem início com a instrução begin e é finalizada pela instrução end seguida do símbolo ponto ( . ). O uso destas instruções caracteriza o que é chamado de bloco, como indicado abaixo:

begin
instruções;
(...)

end.

Na área denominada corpo do programa, poderão existir, dependendo da necessidade, vários blocos.
Exemplo de um Programa em Pascal
Para se colocar em prática o que foi explicado até este momento, considere o seguinte exemplo de um problema:
“Desenvolver um programa que efetue a leitura de dois valores numéricos. Faça a operação de adição entre os dois valores e apresente o resultado obtido.”
Note que sempre estaremos diante de um problema, e que este deverá ser resolvido primeiro por nós, para que depois seja resolvido por um computador. Primeiramente, você deve entender bem o problema, para depois buscar a sua solução dentro de um computador, ou seja, você deverá “ensinar” a máquina a resolver seu problema, através de um programa. Desta forma, o segredo de uma boa lógica está na compreensão adequada do problema a ser solucionado. Vejamos nosso problema citado acima:
Algoritmo:
1. Ler um valor para a variável A;
2. Ler outro valor para a variável B;
3. Efetuar a soma das variáveis A e B, colocando o resultado na variável X;
4. Apresentar o valor da variável X após a operação de soma dos dois valores fornecidos.
Completada a fase de interpretação do problema e da definição das variáveis a serem utilizadas passa-se para a fase de codificação de nosso programa para a linguagem Pascal.


program ADICIONA_NUMEROS;
var
X : integer;
A : integer;
B : integer;
begin
readln(A);
readln(B);
X := A + B;
writeln(X);

end.

Nenhum comentário:

Postar um comentário