quinta-feira, 26 de março de 2009

Tipos de Dados em Pascal

Comentários
Comentários são textos escritos dentro do código-fonte para explicar ou descrever alguns aspectos relativos ao mesmo. Os comentários podem ser colocados em qualquer lugar do programa onde um espaço em branco possa existir.
Você pode colocar comentários de duas formas: ou envolvendo o texto entre chaves “{..}” ou entre “ (* .. *)”. Quando o compilador encontra o símbolo “{“ ele salta todos os caracteres até encontrar um “}”. Da mesma forma, todos os caracteres que seguem “(*” são pulados até ser detectado o símbolo ”*)”. Como resultado disso, qualquer uma das formas pode ficar dentro da outra; por exemplo {...(*...*)...} é um comentário.

Tipos de Dados
Os dados são representados pelas informações a serem processadas por um computado. Um tipo de dados especifica as características, ou seja os valores e operações possíveis de serem utilizados com um dado desse tipo. Toda variável e constante usada em um programa tem um tipo associado a ela. A linguagem Pascal fornece ao programador um conjunto de tipos de dados predefinidos.
Tipos de Dados Inteiros
São caracterizados tipos inteiros, os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo-se qualquer número fracionário. Em Pascal, este tipo de dado pode ser referenciado por um dos seguintes identificadores:

Tipo de dado inteiro Faixa de abrangência Tamanho(bytes )
shortint de –128 até 127 1 byte
integer de –32.768 a 32.767 2 bytes
longint de –2.147.483.648 a 2.147.483.647 4 bytes
byte de 0 até 255 1 byte
Word de 0 até 65535 2 bytes

Vejamos um exemplo:

var
NumAlunos : integer;
Cont, cont1: integer;

Tipos de Dados Reais
O tipo de dado real permite trabalhar com números fracionários, tanto positivos como negativos, sendo sua capacidade de armazenamento maior que dos números inteiros. Vejamos os tipos:
Tipo de dado real Faixa de abrangência Tamanho(bytes )
real de 2.9 e -39 até 1.7 e 38 6 bytes
single de 1.5 e-45 até 3.4 e38 4 bytes
double de 5.0 e-324 até 1.7e308 8 bytes
extended de 3.4 e-4.932 até 1.1 e4.932 10 bytes
comp de –9.2 e18 até 9.2 e18 8 bytes

Vejamos um exemplo:

var
Nota : real;
Salario, media : real;

Tipos de Dados Caracteres
São considerados tipos caracteres, as seqüências contendo letras, números e símbolos especiais. Uma seqüência de caracteres, em Pascal, deve ser representada entre apóstrofos (‘’). Este tipo de dado é referenciado pelo identificador string, podendo armazenar de 1 até 255 caracteres. Podemos ainda especificar um tamanho menor do que os 255 caracteres permitidos. Vejamos a sintaxe para criarmos uma variável do tipo string com tamanho limitado.

Sintaxe:
variável : string[tamanho];

Vejamos um exemplo do uso de strings:

var
Frase : string;
Nome : string[45];

Existe ainda o tipo char, utilizado da mesma forma que o tipo string, porém com uma pequena diferença: é usado para strings de apenas um caracter. Vejamos um exemplo do tipo de dado char:

var
Sexo : char;
15

Tipos Lógicos
São caracterizados tipos lógicos, os dados com valores true (verdadeiro) e false (false). Este tipo de dado também e chamado de tipo boleano. Ele é representado pelo identificador boolean.
Vejamos um exemplo da utilização do tipo de dado boolean:

var
Aprovado : boolean;
Confirma : boolean;

Variáveis
Variável, no sentido de programação, é uma região previamente identificada, que tem por finalidade armazenar informações (dados) de um programa temporariamente. Uma variável armazena apenas um valor por vez. Sendo considerado como valor o conteúdo de uma variável, este valor está associado ao tipo de dado da variável.

Sintaxe:

var
identif [ , identif ]... : tipo-de-dado;
[identif [ , identif ]... : tipo-de-dado; ] ...

onde: tipo-de-dado é um dos tipos predefinidos ou um tipo definido pelo usuário:

Vejamos um exemplo:

var
Soma, Total, Salario : real;
Idade, Contador : integer;

Constantes
Uma constante é um valor que não pode ser alterado durante a execução do programa, sendo que seu tipo é definido por seu conteúdo.

Sintaxe:
const
identificador = expressão;
...
identificador = expressão;

Vejamos um exemplo:

program Area_Circulo;
{ Programa para calcular a área de um círculo. }
const
PI = 3.141519265;
var
Area, Comprimento, Raio : real;
begin
writeln( ´Digite o Raio : ´ );
readln( Raio );
Area := PI * Raio * Raio;
Comprimento := 2 * PI * Raio;
writeln( ´Área = ´, Area );
writeln( ´Comprimento da Circunferencia = ´, Comprimento );
end.

Nenhum comentário:

Postar um comentário